UFC - Universidade Federal
do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Aula 04 - Avaliando nossa Prática - Criação de Aula (s) com Atividades no Blog Diário de Bordo / Fórum e Chat
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Thiago Roniere Rebouças Tavares; Germano de Oliveira Ribeiro
Data: 14.12.2012
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Aula 04 - Avaliando nossa Prática - Criação de Aula (s) com Atividades no Blog Diário de Bordo / Fórum e Chat
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Thiago Roniere Rebouças Tavares; Germano de Oliveira Ribeiro
Data: 14.12.2012
Introdução
Podemos
definir com exatidão o que significa globalização? Este processo se restringe à
aspectos econômicos? Quais as suas características fundamentais? Qual o papel
da tecnologia nesse processo? São essas e outras indagações que nos guiaram na
construção do entendimento deste conceito, tão complexo e ao mesmo tempo tão
atual.
Com base da figura abaixo, elaborar uma animação na qual o aluno
perceba o “encolhimento” da Terra a partir do desenvolvimento dos meios de
transporte.
http://vinigeoblog.blogspot.com.br/2011/04/o-encolhimento-do-mundo.html
O que é a globalização?
Segundo a obra do geógrafo Milton Santos, intitulada “Por uma outra globalização”, a
globalização possui três faces, a qual devemos saber distingui-las para poder
compreender este processo. TEXTO RETRÁTIL
A
primeira face é denominada de “Globalização
como fábula”, pois é a forma como os grandes meios de comunicação nos fazem
crer.
“Um mercado avassalador
dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na
verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade,
ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido,
tornando mais distante o
sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. Enquanto isso, o culto ao
consumo é estimulado”
(SANTOS, 2000). COLOCAR O TEXTO NUM BALÃO SAINDO DE UM
BONECO REPRESENTANDO MILTON SANTOS
Nos países não
desenvolvidos, do ponto de vista capitalista, é bem evidente as contradições
observadas relativas as mercadorias e o seu consumo pelas camadas mais
humildes. O reconhecimento destes produtos, nestes países, se faz pela massiva
propaganda feito para seu consumo e não pela fabricação do mesmo em sua cidade
ou país. Os exemplos mais evidentes são: as grandes marcas esportivas, os
aparelhos de celulares, mp3, mp4, dentre outros. Todas essas mercadorias são
frutos do desenvolvimento tecnológico e seu consumo se faz pela força da
propaganda. Mudanças nos hábitos alimentares e de comportamento são também
desdobramentos deste processo.
Para
uma leitura mais critica e profunda sobre o consumismo e sua relação com a
globalização, indicamos aqui a leitura do artigo do Escritor uruguaio Eduardo
Galeano.
A
segunda face, caracterizada por Milton Santos é a “Globalização como perversidade”.
O autor salienta que este entendimento esta visível, além das crises
cíclicas do sistema capitalista, na precariedade da vida, em todas as suas
dimensões e em diversos países concomitantemente. Desta forma, a fome na
África, o desemprego na Europa, a escravidão na Ásia, indicam processos de
exploração, onde uma grande maioria não consegue sobreviver pela ausência de
necessidades mais básicas, enquanto uma pequena parte vive na ostentação.
“De fato, para a grande
maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de
perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as
classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A
fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. Novas enfermidades
como a SIDA se instalam e velhas doenças, supostamente extirpadas, fazem seu
retorno triunfal. A mortalidade infantil permanece, a despeito dos progressos
médicos e da informação.
A educação de qualidade é cada vez mais inacessível. Alastram-se e
aprofundam-se males espirituais e morais, como os egoísmos, os cinismos, a
corrupção” (SANTOS,
2000). COLOCAR O TEXTO NUM BALÃO SAINDO DE UM BONECO REPRESENTANDO
MILTON SANTOS
Observe
o clipe da música “A cidade” dos músicos Chico Sciense e nação Zumbi, observe
como a letra descreve bem o processo supracitado.
A
terceira face, deste processo, é configurada como “o mundo como pode ser: uma outra globalização”. Neste momento, o
autor, nos fala das possibilidades que possuímos de transformar o mundo para
melhor, pois as bases matérias que constroem a perversidade e fábula da
globalização, podem servir a outros fins.
A
utilização do recurso audiovisual tem sido uma das grandes ferramentas
utilizadas por comunidades indígenas para denunciar remoções, assassinatos,
expropriação de terras por parte de multinacionais e por governos, justificados
pelo discurso do “desenvolvimento”. Desta forma, podemos observar como a mesma
tecnologia utilizada para prejudicar as camadas mais vulneráveis da sociedade,
ao serem apropriadas pelos sujeitos afetados, podem assumir novos usos.
Com o objetivo de
aprofundar mais o tema, recomendamos a visualização do documentário: “Vozes contra a globalização”.
Aproveitem.
Referências
SANTOS,
Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.
SANTOS,
Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência
universal. São Paulo: Editora Record, 2000.
Atividade para aplicação/uso em
Blog
O
processo de globalização é repleto de contradições e desigualdades. Elabore um
texto explicando e exemplificando tais aspectos.
Fórum
Após
assistir ao vídeo “cidade” Chico Sciense e nação Zumbi, dirija-se ao fórum e
discuta com seus colegas sobre os problemas urbanos ocasionados/agravados pelo
processo de Globalização. Ilustre seus comentários com exemplos concretos em
sua cidade.
Chat
Leia
o texto sobre Globalização do escritor Eduardo Galeano e discuta no chat sobre
a sociedade do consumo e sua implicação na economia e meio ambiente. Aborde os
seguintes pontos:
1
Alteração do tempo biológico dos seres
vivos.
2
A imposição do mercado pela homogeneização
dos gostos e produtos.
3
A opção pelo produto descartável.
4
Exclusão das pessoas que não tem
condições econômicas para consumir.
PLANO DE TRABALHO
1
Características e o objetivo de uma
atividade para uma aula.
Identificar
os aspectos positivos e negativos que envolvem a Globalização.
Apresentar
os vários pontos de vistas sobre a Globalização.
Tem
por objetivo promover uma aprendizagem a partir das necessidades individuais
dos alunos, oportunizando a utilização de seus conhecimentos prévios a respeito
do tema e a construção de um/vários conceitos próprios sobre a Globalização.
Como se enquadra nos objetivos do
curso.
O
aluno deverá desenvolver autonomia a partir da pesquisa em diversas fontes que
tratam da temática, bem como a autodisciplina em participar, pontualmente, das
atividades propostas pela disciplina.
Quais as vantagens do trabalho?
Maior
liberdade para gerencia do tempo dedicado a aprendizagem.
Estimulo
da aprendizagem mediada pelo computador à medida que mescla leitura dinâmica
(ferramentas de interação) com a visual (vídeos e animações) e a presença do
tutor orientando, tirando dúvidas e estimulando o debate.
Quais as vantagens na avaliação dos
alunos?
A
possibilidade de exercitar a pesquisa e produzirem materiais/conceitos próprios
sobre o tema Globalização.
A
possibilidade do próprio aluno de identificar-se e compreender a efetividade da
ação pedagógica no seu aprendizado.
Quais os recursos que necessitarão
os alunos para realizar as atividades?
Computador
com conexão a internet.
Conhecimento
de um editor de texto e navegabilidade na internet.
6Quanto tempo os alunos necessitarão
para realizar suas atividades?
De
08 (oito) a 10 (dez) dias.
7Quais os critérios de avaliação das
atividades?
Observação
da interação dos alunos no Ambiente Virtual segundo o teor e a quantidade de
colocações. (Fórum).
Análise
da produção escrita levando em consideração as ideias que agreguem valor aos
conceitos de Globalização. (Blog)
Apresentação
de conceitos que possam identificar a Globalização durante as situações
propostas e sugestões/intervenções pertinentes aos comentários dos colegas.
(Chat).
Nenhum comentário:
Postar um comentário