sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Atividade - aula 04



UFC - Universidade Federal do Ceará
  Instituto UFC Virtual
  Pró-Reitoria de Pós-Graduação
  Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
  Divisão de Planejamento e Ensino
  Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
  Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
  Aula 04 - Avaliando nossa Prática - Criação de Aula (s) com Atividades no Blog Diário de Bordo / Fórum e Chat
  Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
  Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
  Cursista: Thiago Roniere Rebouças Tavares; Germano de Oliveira Ribeiro

  Data: 14.12.2012

Introdução

Podemos definir com exatidão o que significa globalização? Este processo se restringe à aspectos econômicos? Quais as suas características fundamentais? Qual o papel da tecnologia nesse processo? São essas e outras indagações que nos guiaram na construção do entendimento deste conceito, tão complexo e ao mesmo tempo tão atual.
Com base da figura abaixo, elaborar uma animação na qual o aluno perceba o “encolhimento” da Terra a partir do desenvolvimento dos meios de transporte.



http://vinigeoblog.blogspot.com.br/2011/04/o-encolhimento-do-mundo.html



O que é a globalização?

Segundo a obra do geógrafo Milton Santos, intitulada “Por uma outra globalização”, a globalização possui três faces, a qual devemos saber distingui-las para poder compreender este processo. TEXTO RETRÁTIL

A primeira face é denominada de “Globalização como fábula”, pois é a forma como os grandes meios de comunicação nos fazem crer.

“Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade, ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido,
tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. Enquanto isso, o culto ao consumo é estimulado” (SANTOS, 2000). COLOCAR O TEXTO NUM BALÃO SAINDO DE UM BONECO REPRESENTANDO MILTON SANTOS

Nos países não desenvolvidos, do ponto de vista capitalista, é bem evidente as contradições observadas relativas as mercadorias e o seu consumo pelas camadas mais humildes. O reconhecimento destes produtos, nestes países, se faz pela massiva propaganda feito para seu consumo e não pela fabricação do mesmo em sua cidade ou país. Os exemplos mais evidentes são: as grandes marcas esportivas, os aparelhos de celulares, mp3, mp4, dentre outros. Todas essas mercadorias são frutos do desenvolvimento tecnológico e seu consumo se faz pela força da propaganda. Mudanças nos hábitos alimentares e de comportamento são também desdobramentos deste processo.

 Para uma leitura mais critica e profunda sobre o consumismo e sua relação com a globalização, indicamos aqui a leitura do artigo do Escritor uruguaio Eduardo Galeano.


A segunda face, caracterizada por Milton Santos é a “Globalização como perversidade”.  O autor salienta que este entendimento esta visível, além das crises cíclicas do sistema capitalista, na precariedade da vida, em todas as suas dimensões e em diversos países concomitantemente. Desta forma, a fome na África, o desemprego na Europa, a escravidão na Ásia, indicam processos de exploração, onde uma grande maioria não consegue sobreviver pela ausência de necessidades mais básicas, enquanto uma pequena parte vive na ostentação.

“De fato, para a grande maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. Novas enfermidades como a SIDA se instalam e velhas doenças, supostamente extirpadas, fazem seu retorno triunfal. A mortalidade infantil permanece, a despeito dos progressos
médicos e da informação. A educação de qualidade é cada vez mais inacessível. Alastram-se e aprofundam-se males espirituais e morais, como os egoísmos, os cinismos, a corrupção” (SANTOS, 2000). COLOCAR O TEXTO NUM BALÃO SAINDO DE UM BONECO REPRESENTANDO MILTON SANTOS

Observe o clipe da música “A cidade” dos músicos Chico Sciense e nação Zumbi, observe como a letra descreve bem o processo supracitado.    

 


A terceira face, deste processo, é configurada como “o mundo como pode ser: uma outra globalização”. Neste momento, o autor, nos fala das possibilidades que possuímos de transformar o mundo para melhor, pois as bases matérias que constroem a perversidade e fábula da globalização, podem servir a outros fins. 

“As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir a globalização perversa de que falamos acima. Mas, essas mesmas bases técnicas poderão servir a outros objetivos, se forem postas ao serviço de outros fundamentos sociais e políticos” (SANTOS, 2000). COLOCAR O TEXTO NUM BALÃO SAINDO DE UM BONECO REPRESENTANDO MILTON SANTOS

A utilização do recurso audiovisual tem sido uma das grandes ferramentas utilizadas por comunidades indígenas para denunciar remoções, assassinatos, expropriação de terras por parte de multinacionais e por governos, justificados pelo discurso do “desenvolvimento”. Desta forma, podemos observar como a mesma tecnologia utilizada para prejudicar as camadas mais vulneráveis da sociedade, ao serem apropriadas pelos sujeitos afetados, podem assumir novos usos.

Com o objetivo de aprofundar mais o tema, recomendamos a visualização do documentário: “Vozes contra a globalização”. Aproveitem. 




Referências

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Editora Record, 2000.




Atividade para aplicação/uso em Blog
O processo de globalização é repleto de contradições e desigualdades. Elabore um texto explicando e exemplificando tais aspectos.


Fórum
Após assistir ao vídeo “cidade” Chico Sciense e nação Zumbi, dirija-se ao fórum e discuta com seus colegas sobre os problemas urbanos ocasionados/agravados pelo processo de Globalização. Ilustre seus comentários com exemplos concretos em sua cidade.


Chat
Leia o texto sobre Globalização do escritor Eduardo Galeano e discuta no chat sobre a sociedade do consumo e sua implicação na economia e meio ambiente. Aborde os seguintes pontos:

     Alteração do tempo biológico dos seres vivos.
     A imposição do mercado pela homogeneização dos gostos e produtos.
     A opção pelo produto descartável.
4     Exclusão das pessoas que não tem condições econômicas para consumir.
 

PLANO DE TRABALHO
1 
   Características e o objetivo de uma atividade para uma aula.
Identificar os aspectos positivos e negativos que envolvem a Globalização.
Apresentar os vários pontos de vistas sobre a Globalização.
Tem por objetivo promover uma aprendizagem a partir das necessidades individuais dos alunos, oportunizando a utilização de seus conhecimentos prévios a respeito do tema e a construção de um/vários conceitos próprios sobre a Globalização.

    Como se enquadra nos objetivos do curso.
O aluno deverá desenvolver autonomia a partir da pesquisa em diversas fontes que tratam da temática, bem como a autodisciplina em participar, pontualmente, das atividades propostas pela disciplina.

 Quais as vantagens do trabalho?
Maior liberdade para gerencia do tempo dedicado a aprendizagem.
Estimulo da aprendizagem mediada pelo computador à medida que mescla leitura dinâmica (ferramentas de interação) com a visual (vídeos e animações) e a presença do tutor orientando, tirando dúvidas e estimulando o debate.


   Quais as vantagens na avaliação dos alunos?
A possibilidade de exercitar a pesquisa e produzirem materiais/conceitos próprios sobre o tema Globalização.
A possibilidade do próprio aluno de identificar-se e compreender a efetividade da ação pedagógica no seu aprendizado.

   Quais os recursos que necessitarão os alunos para realizar as atividades?
Computador com conexão a internet.
Conhecimento de um editor de texto e navegabilidade na internet.

6Quanto tempo os alunos necessitarão para realizar suas atividades?
De 08 (oito) a 10 (dez) dias.

7Quais os critérios de avaliação das atividades?
Observação da interação dos alunos no Ambiente Virtual segundo o teor e a quantidade de colocações. (Fórum).

Análise da produção escrita levando em consideração as ideias que agreguem valor aos conceitos de Globalização. (Blog)

Apresentação de conceitos que possam identificar a Globalização durante as situações propostas e sugestões/intervenções pertinentes aos comentários dos colegas. (Chat).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

60"

Tudo que passa na televisão, tem na loja. João Pedro Ribeiro.

Mais que as ideias, são os interesses que separam as pessoas. Alexis de Tocqueville.

The temperature is rising, the fever white hot. Mister I ain't got nothing, but it's more than you've got. U2.

Em tudo dai graças... pois de fato, tudo conspira para seu bem (os que amam a Deus) . Adaptação de 1 Tessalonicenses 5:18.