UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Aula 03 - Atividades Portfólio e Chat - Análise dos 5 Pilares de Paulo Freire para a Comunicação
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Germano de Oliveira Ribeiro
Data: 12/11/12
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Aula 03 - Atividades Portfólio e Chat - Análise dos 5 Pilares de Paulo Freire para a Comunicação
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Germano de Oliveira Ribeiro
Data: 12/11/12
Qual a sua análise dos cinco pressupostos de Paulo Freire ?
Os
pressupostos apresentados por Paulo Freire têm por objetivo preparar o aluno
para desenvolver seu potencial humanístico e profissional junto à sociedade.
Pois esses pressupostos despertam no aluno o interesse de apropriação do
conhecimento por meio de uma realidade concreta ao invés do ensino tradicional
que privilegia o acúmulo de conhecimento. Desta forma os pilares valorizam a
participação autônoma dos estudantes na construção de sua aprendizagem.
A
Educação proposta por Paulo Freire busca desenvolver no sujeito capacidades de
reação critica ao mundo, portanto, incentivadoras do pensar, da busca da
identidade cultural e provida de um olhar crítico para os problemas da
sociedade. E nesta busca o homem é o
sujeito de sua própria educação, jamais o objeto, sendo necessário pensar sobre
si mesmo onde se sustenta o processo de educação.
Quais os vínculos dos pressupostos com as suas realidade em EaD ?
Os
vínculos dos pressupostos com a Educação à Distância podem ser fortes à medida
que o tutor perceba que o conhecimento possa ser construído independente de
questões relacionadas ao tempo ou ao espaço, bem como auxilie na resolução de
problemas vivenciados pelo aluno.
A
Educação à Distância e os pressupostos de Paulo Freire, estão envolvidos em
mudanças e transformações. Ambos requerem de professores e alunos tomem parte em
novos desafios e novas tarefas, e a partir daí, gerem uma maior criticidade
acerca de suas estruturas. A EaD e as ideias de Paulo Freire tem por características se reexaminar e
requalificar, necessitando de novas fronteiras e da elaboração de novos
procedimentos.
Ambas também podem
ser caracterizadas por ideias humanizadoras e alternativas para o atual modelo
educacional, haja vista, que propõe um processo de mudança através de modelos
dialógicos e de participação ativa na elaboração do conhecimento.
Como posso dialogar se alieno a ignorância, ou seja, se vejo a ignorância sempre no outro e nunca em mim ?
Considero
ser muito difícil dialogar com alguém que não assume responsabilidades. É muito
importante que se perceba o próprio erro, pois muitas vezes a ignorância tem início
num processo acrítico de interações ou de formação de conhecimentos.
Quando
a interação é feita de numa via de mão única ou quando se adquire conhecimentos
sem uma significação, estaremos reproduzindo uma relação sem curiosidade, sem
argumentação ou mesmo que incentive a dúvida.
Tais aspectos desembocam numa alienação das partes envolvidas, pois a maneira como o ensino é transmitido, anula a capacidade de reflexão do aluno e sua capacidade de interagir com o professor, engessando a mente de ambos.
Como dialogar, ou como aplicar o diálogo defendido por Paulo Freire, e com qualidade num ambiente virtual ?
Penso
que o diálogo entre as ideias de Paulo Freire ou qualquer outro pensador da
educação, precisa ser feita a partir da aplicação de um modelo pedagógico o
qual o tutor se sinta mais confiante (tenha conhecimento) uma vez que o modelo
pedagógico que o tutor incorpora na sua atividade docente, revela muito sobre
sua formação pessoal e profissional.
A
fim de que um modelo pedagógico possa ser utilizado em consonância com as
ideias de Paulo Freire, seria necessário conter, entre outros, aspectos:
Organização da participação e preparação do material didático.
A utilização do
tempo na EaD pode ser enganador, caso o aluno não organize e cumpra as metas e
horários para participar das atividades que ele mesmo estabeleceu, certamente
não terá êxito.
Sobre os conteúdos,
estes precisam ser dialógicos, pois como a EaD utiliza diversos tipos de formas
para apresentar o conteúdo para o aluno, é importante que sendo apresentados de
forma individual ou combinada, estes conteúdos devem assumir o caráter
interativo com o leitor.
Você já aplica os pressupostos de Paulo Freire em sua prática pedagógica com seus alunos em EaD ?
Sim,
mesmo que de forma parcial, procuro agregar as ideias de Paulo Freire a minha
prática docente. No entanto não me fixo totalmente em seus modelos, pois,
embora muito válidos, existem outras ideias bastante pertinentes sobre educação
e EaD, pois autores como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Skinner, que tem muito a
oferecer aos pesquisadores que querem aprimorar seus conhecimentos em educação.
Visto que cada um deles apresentou ideias que buscavam uma mudança de postura,
discutindo e orientando-os nos caminhos de busca, escolha e análise para o aprimoramento
da educação.
Procuro utilizar o
pressuposto do pensamento crítico apresentado por Paulo Freire, pois este pressuposto requer uma boa fundamentação
teórica da turma para que sejam levantados vários parâmetros que servirão para
gerar a reflexão e a conscientização dos professores do seu papel na educação.
Durante a leitura desta aula você lembrou algum exemplo que envolvesse um dos elementos da dialogicidade ? Qual?
Sim, lembrei-me de um vídeo que exemplifica bem
o que estamos tratando, uma vez que exige da pessoa planejamento, criatividade,
ações precisas para que no futuro possa gerar dialogicidade, tudo isso estão
combinados para resolver um problema prático do cotidiano. Segue o link deste
exemplo.
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