Existe um ditado popular que "a primeira vez a gente nunca esqueçe" estou começando a achar que é verdade.
Embora tenha, o privilégio, de lecionar várias disciplinas e em diversos polos, tenho bem nítidas na memória, a primeira ida a um polo.
A disciplina era Aprendizagem Mediada pelo Computador, acho que do terceiro semestre, numa turma do curso de Química em Brejo Santo.
Pois é .... Brejo Santo, a cerca de 500km. Pertinho .... quando se vai de avião, principalmente naquele vôo da madrugada... e taxista era o célebre seu Paulo, uma figura, visto que nas distâncias mais longas costuma a dar um cochilo ao volante.
Um fato que chamou atenção foi a pequena quantidade de alunos no ambiente SOLAR e menor ainda presencialmente (5 ou 6), pois nunca havia tabalho numa turma tão reduzida, o que compensamos com a quantidade e qualidade de interações.
E que mais marcou, foi conhecer um pouco da história de vida deles e a dificuldade que tinham para acompanhar o curso virtualmente e mesmo assim estavam dispostos a não desistir.
Foi um momento que pude começar a confrontar um pouco que havia visto no curso de formação inicial com a realidade, a primeira das muitas e ricas experiências que tive e continuo a ter no mundo da EaD.